terça-feira, 21 de junho de 2011

TURBINA DO 777 (ENORME)


Definitivamente não é todo mundo, e não são todos os dias que se pode chegar perto de um enorme reator como o do Boeing 777-300ER que é operado pela TAM. Os potentes GE GE90 são os maiores motores na história da aviação, com um fan (pás iniciais) com diâmetro de 312 cm (série original). O último variante, o GE90-115B (modelo da foto acima), o fan possui 325 centímetros de diâmetro. Isto significa que o GE90 tem um diâmetro maior do que a maioria das cabines de aeronaves comerciais, bem como as famílias Bombardier CRJ ou Embraer ERJ, e é ligeiramente menor do que os 3,7 metros da largura do Boeing 737. Não é a toa que o 777-300ER é o maior avião bimotor do mundo.


General Eletric Ge90

General Electric GE90 é uma família de turbinas de aviação, high-bypass turbo fan, produzidas pela General Eletric para o Boeing 777, com potência variando de 329 a 512 kN (74.000 a 115.000 libras). Foi introduzido juntamente com o avião, em novembro de 1995, na British Airwais. O motor é uma de três opções possíveis para o Boeing 777, modelos 777-200, -200ER, e -300, e de uso exclusivo para os modelos -200LR e -300ER.

História

O motor GE90 foi lançado em 1900 pela General Eletric, nos Estados Unidos, juntamente com a Snecma (França), IHI Corporation (Japão) e Avio S.p.A. (Itália). Foi desenvolvido a partir de um projeto da NASA, o Energy Efficient Engine. O modelo GE90-115B é o mais avançado, produzido com materiais compósitos.

Um documento técnico apresentado pela GE e empresas parceiras indica que o mercado de grandes motores deve continuar crescendo. Para efeito de comparação, o 747-400 utiliza motores de 289 kN de impulso, e a próxima versão ou sucessor do Boeing 777 será alimentado com uma versão que produzirá o dobro da força do venerável 747.

Motores GE90 são grandes e só podem ser transportados por aviões de carga, como o Antonov AN-124 'Condor', de maneira que, se apresentar problemas em lugares ermos, não haverá sobressalentes. Em 17 de dezembro de 2005 um GE90-94B falhou em um Air France voando a partir de Seul para Paris, resultando em um pouso em Irkutsk, Sibéria. Um motor de substituição teve de voar num An-124 para a troca. A causa da falha ainda está sob investigação.

O motor GEnx que foi desenvolvido para o Boeing 787, 747-8 é derivado do GE90. O projeto Engine Alliance, uma aliança de cooperação entre GE Aircraft Engines e Pratt & Whitney, produziu um equipamento a partir do GE90 para o Airbus A380, denominado GP7000.

Curiosidades


Um motor GE90-115B fornece uma força equivalente a 111,526 cavalos, duas vezes a força do Titanic.
Durante a decolagem, um motor GE90 capta algo em torno de 2 milhões de pés cúbicos de ar por minuto.
Durante os testes, na década de 1990, um GE 90-115B foi instalado em um Boeing 747-400 e foi capaz de sustentar em voo a aeronave mesmo quando os outros três motores foram desligados. O Boeing 777 pesa 20% menos que o Boeing 747.

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